O Que é a Extensão Universitária?

O que é a Extensão Universitária?

A extensão universitária é uma das práticas fundamentais executadas pelas instituições de ensino superior, e sua relevância se propaga além da esfera universitária. Trata-se de um conjunto de atividades (muitas vezes interdisciplinares) que objetiva englobar o conhecimento acadêmico com os saberes e as vivências da sociedade, proporcionando diálogos e trocas de experiências constantes entre ao meio acadêmico e as comunidades.

Objetivos da Extensão Universitária

O principal propósito da extensão universitária é viabilizar a interação dialógica, colaborando para a mitigação de problemas e para o desenvolvimento social. Por meio de programas, projetos, cursos, consultorias, e demais ações, a extensão se dedica a gerar um impacto positivo, aprimorando a formação dos alunos universitários e atendendo às demandas da comunidade.

Como Funciona a Extensão Universitária?

Cursos e Oficinas: Ofertados para a comunidade e as escolas, envolvendo temáticas diversificadas e multifacetadas, desde habilidades lúdicas e práticas até fundamentações específicas.

Consultorias e Assessoria: Serviços prestados por docentes e discentes para contribuir com empresas, organizações não governamentais, e outras corporações em suas demandas técnicas e administrativas.

Eventos e Palestras: Ações que proporcionam debates, reflexões e trocas de experiências, bem como a disseminação de informações científicas, culturais e sociais sobre conteúdos relevantes para a sociedade e para a universidade.

Ações Sociais e Comunitárias: Projetos que se destinam a auxiliar às necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade ou que oportunizam o desenvolvimento sustentável.

Benefícios da Extensão Universitária

Para a comunidade, a extensão universitária caracteriza um ingresso imediato ao conhecimento acadêmico e o conhecimento técnico dos professores e alunos, além de colaborar para a solução de problemas locais. Para os estudantes, a extensão oferece a oportunidade de conhecer as experiências a partir dos saberes populares. Além disso, proporciona a aplicação na prática o que estudaram em sala de aula, aprimorando habilidades profissionais e proporcionando uma formação mais integralizada, preparando-os para os desafios profissionais.